Dark Pools: O que São?

February 9, 2018

Neste artigo iremos falar sobre as dark pools, começando pelos mercados de bolsa, e na sequência, do mercado de criptomoedas. Montamos uma linha cronológica para que você possa entender a estrutura de funcionamento das dark pools nos mercados de bolsa, para que então, você possa entender o potencial e tecnologia delas no mercado de criptomoedas, e o porque elas irão trazer oceanos de dinheiro para o ecossistema cripto.

Boa leitura!

 

 

 

 

 

 

 

 

Porque existem as DarkPools?

 

Imagine que um grande investidor institucional queira comprar 1 Bilhão de dólares das ações da Apple (sim, existem fundos desse tamanho, e nos mercados de bolsa/regulados dos EUA, eles são considerados de médio-porte). Para montar essa posição este investidor possui as seguintes opções:

 

 

A - Trabalhar a ordem e ir comprando aos poucos para talvez conseguir uma VWAP decente (VWAP - Preço Médio Ponderado pelo Volume).

 

B - Dividir a ordem em 10 partes, comprando 100 milhões de dólares por dia para tentar minimizar o máximo possível o impacto no preço.

 

C - Comprar pequenos montantes até encontrar uma contraparte que seja do mesmo tamanho e aceite vender no mesmo preço da oferta de compra.

 

O impacto no ativo de uma ordem de 1 Bilhão de dólares é considerável em qualquer mercado, independente do investidor escolher as opções (A), (B) ou (C), uma vez que não é possível manter a intenção do investidor em segredo em qualquer bolsa.

 

Com as opções (B) e (C), o risco de aumentar o preço das ações no período da montagem da posição do investidor de 1 Bilhão de dólares seria significativo...As dark pools resolvem esse problema.

 

 

Porque usar uma Dark Pool?

 

Imagine o mesmo cenário anterior, mas dessa vez onde o investidor institucional usa uma dark pool para comprar 1 Bilhão de dólares das ações da Apple.

 

Uma dark pool não mostra a intenção de compra/venda para os outros participantes antes da execução das ordens, NÃO HÁ BOOK DE OFERTAS VISÍVEL AO PÚBLICO. Os detalhes da execução das ordens negociadas são reveladas num histórico de ordens após um delay.

 

A falta de transparência das ordens dentro de uma dark pool é extremamente necessária para funcionar à favor do investidor institucional, uma vez que o mesmo irá conseguir negociar o ativo por um preço melhor (não impactando preço) do que se estivesse negociando abertamente numa bolsa.

 

O investidor institucional terá uma chance muito melhor de executar seu lote de compra/venda por inteiro no preço que desejar dentro de uma Dark Pool, pois a mesma é dedicada a grandes investidores.

 

Claro, estamos pressupondo que não há vazamento de informações das ordens dos investidores e que a dark pool não seja vulnerável aos HFT’s (High Frequency Traders - Traders de Alta Frequência) predatórios que poderiam se aproveitar das informações e fazer front running.

 

 

 

Os tipos de dark pools.

Nos mercados regulados/consolidados (bolsa) existem 3 tipos de dark pools:

 

  • Broker-proprietário: Essas dark pools são configuradas por grandes bancos para seus clientes, que também podem incluir seus próprios traders proprietários. Essas dark pools derivam seus preços do fluxo de ordens, então há descoberta de preço. Exemplos dessas dark pools incluem o CrossFinder do Credit Suisse, Sigma X do Goldman Sachs, Citi Match e Citi Cross do Citibank e o MS Pool do Morgan Stanley.

 

  • Broker-agente: Essas dark pools atuam como agentes. não como principais, ou seja, o preço deriva de outras bolsas/exchanges - como o média de preços da NBBO (National Best Bid and Offer), então não há descoberta de preço. Outros exemplos de broker-agente incluem a Instinet e Liquidnet.

 

  • Market Makers Eletrônico: Essas dark pools são oferecidas por operadores independentes, como a Getco e Knight, que fazem o market making de suas próprias dark pools. Ou seja, há descoberta de preço (os próprios investidores formam preço).

 

Vantagens:

 

  • Impacto no mercado reduzido: Como dito anteriormente, a maior vantagem de dark pools é que o impacto nos preços é significativamente reduzido para grandes ordens.

 

  • Baixo custo de transação: Os custos de transação normalmente são baixos, isso porque os trades nas dark pools não possuem taxas, pois o custo dos trades estão inclusos na diferença do preço de compra e venda (spread).

 

Desvantagens:

 

  • Os preços podem não refletir o mercado real.

 

  • Os participantes da pool podem não conseguir o melhor preço: A falta de transparência podem trabalhar contra os participantes, pois não possui garantia de que o trade foi executado no melhor preço.

 

  • Vulnerabilidade dos HFT’s predatórios.

 

 

Dark Pools no ecossistema de criptomoedas.

 

Como o mercado de criptomoedas ainda é muito pequeno (no momento que escrevi isso o Market Cap estava em 400 Bilhões de dólares) comparado aos mercados trilionários de bolsas (73 Trilhões de dólares!), a forma mais fácil dos institucionais desses mercados gigantescos entrarem no mercado de cripto, é a partir de dark pools, pois de forma alguma eles iriam querer impactar o preço dos ativos que eles gostariam de possuir em seus portfolios (pagando mais caro ou mais barato).

 

As desvantagens que existem nas dark pools de bolsas não existirão no ecossistema de criptomoedas, pois as mesmas estarão asseguradas por smart contracts, pela própria blockchain e irão possuir infraestrutura descentralizadas, evitando que sejam manipuladas pelos próprios desenvolvedores, e o melhor de tudo, é que elas já estão em desenvolvimento.

 

Pra finalizar, irei fazer uma analogia sobre dinheiro institucional querendo entrar no mercado de criptomoedas.

 

Por exemplo: Pense numa piscina de plástico de 400 litros cheia de água que cabe apenas 2 crianças pequenas dentro (onde a quantidade de água é o dinheiro que tem em circulação hoje no ecossistema - 400 Bilhões de dólares).

 

Imaginou? Ok…

 

Agora imagine 6000 (seis mil) lutadores de sumô gigantes querendo entrar nessa piscina ao mesmo tempo… O que você acha que iria acontecer com os preços das criptomoedas?

 

 

 

 

Sabemos que o mercado ainda é muito novo… O ecossistema está apenas começando, por enquanto o mesmo não está preparado para receber uma quantia absurda de dinheiro… Mas a cada hora que passa, pode ter certeza que o mercado de criptomoedas está cada vez mais perto e preparado para abrir as portas pro dinheiro institucional fluir para dentro, criando um oceano de oportunidades para fazer dinheiro.

 

Te esperamos no próximo artigo!

 

Um forte abraço!

 

Edson Beux e Leandro Lima.


 


 

Share on Facebook
Please reload

Toda e qualquer tomada de decisão para compra e venda de ativos no Mercado de Capitais e/ou Mercado de Criptomoedas envolve riscos e é de total responsabilidade do próprio investidor. Copyright © 2018 | 300 Traders Cursos Ltda | CNPJ nº 29.678.213/0001-59 | Todos os direitos autorais reservados por lei.

AVISO LEGAL: A 300 TRADERS NÃO OPERA CAPITAL DE TERCEIROS E NÃO OFERECE QUAISQUER PRODUTO DE INVESTIMENTO.