Price Maker vs Price Taker

February 5, 2018

 

Um dos conceitos pouco entendidos entre as pessoas físicas e que são determinantes para o sucesso como trader é entender a diferença entre Price Maker e Price Taker.

 

Price Maker é o player que pelo próprio tamanho de seu lote total, faz o mercado andar. Isso porque para entrar e sair do mercado (na compra ou na venda) vai consumir a liquidez em vários níveis de preço, deslocando o mercado até acabar seu lote.

 

 

 

 

 

 

 

Mas afinal, quem são os Price Makers?


Isso depende de cada mercado. Cada ativo tem sua dinâmica particular. No mercado de criptomoedas os maiores players são os fundos de investimentos (não regulados) dedicados à esse mercado. Imagine um fundo de criptomoeda que possui sob-gestão 10.000 Bitcoins, e ele decide aumentar sua exposição do portfolio na moeda NEO para 10%, onde ele atualmente possui apenas 5%. 

 

Quando ele entrar no mercado para comprar 500 BTC's de Neo (5% a mais), por alguma exchange (que não seja uma Dark-Pool), ele precisará ou pendurar ordens picadas no Book de Ofertas para não mostrar o lote inteiro, ou colocar uma ordem Iceberg, ou sair consumindo liquidez do que tiver na venda.

 

A decisão de pendurar ordens picadas aos poucos e/ou colocar uma ordem iceberg (que mostra uma quantidade X no book mas que na verdade é Y no total) é para evitar Front Running, ou seja, para que os outros playes não vejam que esse player quer comprar muito, e todo mundo sair comprando na frente dele, só porque ele irá movimentar o preço.

 

Já na decisão desse fundo comprar NEO consumindo a liquidez do que tiver na venda, fará com que o preço suba, pois ele está raspando o book (AGREDINDO ou COMPRANDO À MERCADO.)

O simples fato de alguém decidir comprar ou vender vai fazer o mercado andar, pois terá que consumir a liquidez em vários níveis de preço para achar a contraparte para o lote todo.

 

OBS: Ordens penduradas no Book de Ofertas é INTENÇÃO, INTENÇÃO NÃO MOVIMENTA PREÇO, o que movimenta preço é a AGRESSÃO!! Alguém comprar ou vender À MERCADO.

 

 

 

E os Price Takers?


Os price takers, são os players que não possuem lote suficiente para impactar o mercado a ponto de fazê-lo oscilar.  Não podemos afirmar que as pessoas físicas são, necessariamente, price takers, pois se alguém decidir comprar 20 milhões de reais de Bitcoins em alguma exchange nacional, o preço do ativo irá oscilar, pelo menos enquanto este player estiver montando sua posição.

 

Um bom exemplo disso é em moedas bem pequenas. Quem conhece algumas moedas com baixa liquidez, sabe que em alguns dias, quem compra ou vende lotes não muito significativos, são algumas pessoas físicas, e até mesmo os próprios desenvolvedores da moeda, manipulando a mesma e fazendo a moeda oscilar 10.000% no diário.

 

Bom, você já percebeu que não dá para definir quem efetivamente é price taker e quem é price maker. O que sugiro que leve em conta é o conceito de quanto impacto causa no mercado o fato de algum player decidir comprar ou vender. Isso é o que define se é um Price Maker ou Price Taker.

 

Um exemplo... eu sou puramente price taker nas minhas operações. Na grande maioria das moedas, o meu lote não influencia (de forma significativa) na evolução daquele preço.

Muito provavelmente você também é Price Taker no mercado.

 

Esta definição de price taker e price maker é muito importante, pois determina inclusive, a escolha do estilo/conceito das ordens colocadas no mercado.

 

Conhecer esses conceitos não irá te ajudar a virar o jogo e sair ganhando amanhã, mas com certeza vai ajudar a solidificar a base do conhecimento necessário para adequar a sua estratégia para tirar proveito da atuação de quem realmente faz o mercado andar.

 

Te esperamos no próximo artigo! 

 

Um forte abraço! 

 

Edson Beux e Leandro Lima

 

Share on Facebook
Please reload

Toda e qualquer tomada de decisão para compra e venda de ativos no Mercado de Capitais e/ou Mercado de Criptomoedas envolve riscos e é de total responsabilidade do próprio investidor. Copyright © 2018 | 300 Traders Cursos Ltda | CNPJ nº 29.678.213/0001-59 | Todos os direitos autorais reservados por lei.

AVISO LEGAL: A 300 TRADERS NÃO OPERA CAPITAL DE TERCEIROS E NÃO OFERECE QUAISQUER PRODUTO DE INVESTIMENTO.