Bitcoin vs Bancos

February 26, 2018

 

É recorrente no debate sobre os bancos vs Bitcoin de qual deles será vitorioso.

 

Em um cenário o qual tivesse que existir apenas uma network, ou a network das criptomoedas ou dos bancos centrais, quais delas sobreviveria?

 

Inicialmente gostaríamos de falar que esse mercado evolui muito rápido e vem crescendo de forma exponencial.

 

É difícil fazer uma análise levantando todos os dados, mas neste artigo iremos levantar os dados mais relevantes, e por fim, tirar uma conclusão sobre eles.

 

 

 

1º - Vantagem do Early Adopter

 

Todos sabem que em qualquer mercado, os primeiros que o adotam,  sempre acabam tendo alguma vantagem.

 

A tecnologia das criptomoedas nascem com o Bitcoin, e por vários anos apenas foram utilizadas em criptomoedas de código aberto (open source).

 

Os bancos vem estudando a tecnologia com a meta de implementá-la, porém não se tem notícia de nenhum banco central ou comercial que esteja em sua operação de forma integral ou apenas a nível de teste.

 

Ponto para o Bitcoin

Bitcoin 1 x 0 Bancos

 

 

2º - Network

 

Esse é um dos pontos mais importante, senão o ponto mais importante desta lista.

 

É a rede de empresas/projetos utilizando cada protocolo.

 

Segundo o https://coinmarketcap.com/, existem mais de 1500 projetos utilizando o protocolo do Bitcoin, enquanto apenas existe a Ripple, Chain e HyperLedger focada no sistema bancário.

 

É importante falar que existem projeto focados em privacidade (algo impossível no sistema bancário atual), VPN descentralizado, energia, educação, empréstimos, música, entre muitos outros.

 

Segue uma imagem com algumas aplicações de blockchains abertas como o Bitcoin:

 

 

É importante notar que nenhuma dessas aplicações está sendo criadas em blockchains privadas (de um banco), uma vez que todos os códigos do Bitcoin e outras criptomoedas são abertos.

 

Ponto para o Bitcoin

Bitcoin 2 x 0 Bancos

 

 

3º - Potencial de crescimento

 

Esse é um fator pouco explorado pela mídia tradicional. Acreditamos que isso ocorre pois muitos deles não tem magnitude do potencial que o mercado de criptomoedas tem.

 

Vamos pegar o exemplo do Brasil. Existem mais de 40 milhões de pessoas sem acesso a qualquer serviço financeiro, e para qualquer pessoa poder entrar no mercado ela precisa passar por um longo processo burocrático, além de filas intermináveis em agências bancáras

 

Quando se trata do Bitcoin e das criptomoedas, qualquer pessoa NO MUNDO pode começar com poucos cliques no celular baixar uma wallet e começar a usar o blockchain, sem fronteiras, e sem a necessidade de revelar nenhuma informação.

 

Dessa forma pode ter acessa a milhares de produtos financeiros que o setor bancário sequer cogita oferecer.

 

O mercado de criptomoedas é o único mercado que pode englobar toda a população mundial sem ter nenhum tipo de barreira de acesso por causa da localização, registro ou regulação.

 

Mesmo os maiores bancos do mundo não cogitam essa possibilidade.

 

Ponto para o Bitcoin

Bitcoin 3 x 0 Bancos

 

 

4º - Aplicações de 2º camada

 

Outro fator muito relevante são as soluções que estão sendo criados a partir do Bitcoin.

Alguns exemplos são: Lightning Network (canais de pagamento) , RSK (contratos inteligentes), Bech32, MAST/Taproot, MultiSig/Input-Sig aggregation, Better SPV/Neutrino, ConfidentialTx values with Bulletproofs (transações confidenciais), ScriptlessScripts in signatures.

 

Algumas aplicações não são possíveis no sistema bancário.

Exemplo:

 

https://powerledger.io

Essa plataforma vai permitir que pessoas façam trading de energia elétrica.

 

Pela estrutura burocrática da maioria dos países, essa plataforma sequer seria viável uma vez que as empresas de energia operam através de concessões estatais. Esse tipo de aplicação necessita de um sistema descentralizado para operar, e os bancos são entidades centralizadas por essência.

 

Ponto para o Bitcoin

Bitcoin 4 x 0 Bancos

 

 

5º Exemplo histórico

 

Quando se olha para a história, podemos ver um caso recente muito interessante.

Internet X Intranet

 

Muitas pessoas acreditaram que o futuro estaria nas intranets e não na internet,  uma vez que a internet  “não tem controle”, “não tem segurança “, e “não possui nenhuma grande corporação por trás”.

 

Mas hoje a maior parte das empresas estão na internet, e não estão focadas em intranets,intranets servem apenas para aplicações locais e pouco relevantes.

 

O Bitcoin é a internet do dinheiro e as blockchains privadas são as Intranets do dinheiro.

 

Qual deles será o mais relevante daqui a 20 anos?

 

Empate

Bitcoin 4 x 0 Bancos

 

 

6º  Usabilidade

 

Os bancos possuem muito mais usuários e plataformas de mais fácil usabilidade do que o ecossistema crypto, como as criptomoedas são muito novas ainda, o mercado se torna mais restrito a pessoas que possuem um maior conhecimento de plataformas avançadas e suas funções.

 

Ponto para os Bancos

Bitcoin 4 x 1 Bancos

 

 

7º  Sem censura e sem permissão

 

Países como China, Venezuela e Cuba vem mostrando o valor da liberdade de expressão e liberdade financeira.

 

Blockchains privadas funcionam segundo as mesmas regras dos bancos tradicionais, portanto continuam sendo restritos a suas localidades geográficas e regulações locais.

 

O Bitcoin, por sua característica descentralizada,  é transnacional desde o seu nascimento.

 

Ponto para o Bitcoin

Bitcoin 5 x 1 Bancos


 

Conclusão

 

Não podemos afirmar quem será o “ vitorioso” no longo prazo. Mas o cenário está muito favorável as criptomoedas.

 

Suas aplicações entregam soluções que o mercado tradicional não pode entregar e cresce de forma exponencial. Ainda há muitas pessoas  que acreditam no sistema bancários tradicional, e de fato, ele não irá desaparecer do dia para noite, mas na medida em que a adoção das criptomoedas cresce, o desafio do sistema bancário não ficar para trás fica cada vez mais difícil.

 

Te esperamos no próximo artigo!

 

Um forte abraço!

 

Leando Lima e Edson Beux

 

 




 

Share on Facebook
Please reload

Toda e qualquer tomada de decisão para compra e venda de ativos no Mercado de Capitais e/ou Mercado de Criptomoedas envolve riscos e é de total responsabilidade do próprio investidor. Copyright © 2018 | 300 Traders Cursos Ltda | CNPJ nº 29.678.213/0001-59 | Todos os direitos autorais reservados por lei.

AVISO LEGAL: A 300 TRADERS NÃO OPERA CAPITAL DE TERCEIROS E NÃO OFERECE QUAISQUER PRODUTO DE INVESTIMENTO.